Dúvidas Sobre a Fé e suas Respostas


Pergunta: "Olá, gostaria de saber se um viúvo (já casado na Igreja Católica) pode se casar de novo.
Obrigada"


- Resposta: Com certeza, quando um marido ou uma esposa morre acabou a união! já e dito quando celebra-se o matrimônio "ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE" se a morte os separou quem continua vivo pode casar-se pois diante de Deus não está mais casado!Se quiser pode conferir no catecismo! Salve Maria!

Pergunta: "eu quero fazer uma pergunta qual e a ligação entre são jorge eo espiritismo ???"

- Resposta: Não existe nenhuma ligação com o são Jorge e o espiritismo. Ora sabemos que todo o espiritismo é uma seita, dividida por várias denominações incluindo o candomblé. o sincretismo religioso é um fenômeno bastante comum, mas é especialmente relevante na Bahia, onde buscou-se adaptar nas crenças de religiões tradicionais africanas os rituais da fé Católica, religião predominante no Brasil.
Na verdade, o sincretismo religioso é uma forma de camuflar a adoração ao demônio, venera-se entidades pagãs como se fosse santos católicos, uma forma de enganar os incautos. Maria Santíssima passa a ser chamada de Iemanjá, São Jorge de Ogum e por ai vai, por isso que existem centenas de imagens de santos nos terreiros espíritas, e o católico desavisado pensa que é tudo do bem, que estão no lugar certo.


Pergunta: " um crente nao baptizado entra no reino dos ceus?"

Resposta: As Escrituras ensinam que há vários requisitos para a salvação: a graça de Deus, o amor de Deus, o sangue de Cristo, o ouvir a palavra, o arrependimento, a confissão, a fé, a obediência, etc. Nenhum dos elementos acima salva sozinho; todos são, no entanto, imprescindíveis. Em meio a tudo o que o homem tem que fazer para ser salvo está o batismo. Ninguém pode ser salvo sem fé, sem a graça de Deus, sem o sangue de Cristo, sem o arrependimento, etc., mas também não pode ser salvo sem o batismo. O batismo é um dos vários requisitos indispensáveis para a salvação. Marcos 16:16­ "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." O texto é claro. É necessário que creiamos e sejamos batizados. Alguns acreditam que o batismo não é essencial porque na segunda metade do versículo Jesus não disse que aquele que não crê e não é batizado será condenado. A questão obviamente é se queremos ser salvos ou condenados. Para sermos salvos duas coisas são necessárias: a crença e o batismo. Para sermos condenados basta uma: a descrença. Examine este paralelo: quem for contratado pela fábrica e trabalhar esforçadamente receberá a promoção; quem não for contratado não receberá a promoção. Na verdade, não importa quão arduamente um homem trabalhe, se nunca for contratado, certamente não receberá a promoção. João 3:5­ "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." Não é possível entrarmos no reino do céu sem nascermos de novo da água e do espírito. O único nascimento pela água de que falam as Escrituras é o batismo (veja Romanos 6:3-4). Nascer do espírito diz respeito à transformação espiritual que devemos experimentar. Sem o batismo das águas e sem a mudança espiritual, é impossível entrarmos no reino.
Atos 2:38­ "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." O contexto aqui é muito importante. Pedro tinha acabado de pregar um sermão no qual acusava os que o ouviam de haverem assassinado ao Senhor. Seus ouvintes perguntaram o que tinham que fazer então para serem salvos. Pedro mandou que se arrependessem e fossem batizados para receber o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo. Sem arrependimento e sem batismo, permanecemos perdidos, sem perdão.
Atos 22:16­ "E agora, porque te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele." Esse texto nos mostra como invocar o nome do Senhor e ser salvo. Certamente devemos invocar o nome do Senhor para sermos salvos (Romanos 10:13; Atos 2:21). Mas isso significa mais que simplesmente gritar "Jesus" (Mateus 7:21-23; Lucas 6:46; Atos 19:13-16; Romanos 10:1-3). Invocar o nome do Senhor significa voltar-se para ele e submeter-se a ele para receber a salvação. O modo pelo qual fazemos isso é para ser batizados e lavar os pecados. Uma vez que não é possível sermos salvos tendo ainda o pecado e uma vez que o batismo é exigido para ser lavado dos pecados, fica claro que o batismo é necessário para a salvação.
Romanos 6:3,4­ "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." Essa passagem compara o batismo do cristão com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo. Jesus morreu. Nós temos que morrer com respeito ao pecado. Jesus ressuscitou; devemos também ressurgir do nosso sepulcro do batismo para vivermos uma vida nova. Está claro que a nossa nova vida segue o nosso batismo. Como não se enterra ninguém vivo, mas sim os mortos, assim também os batizados são aqueles que estão mortos no pecado e não os que já estão vivos em Cristo. A vida nova é recebida após o batismo.
1 Pedro 3:21: "A qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de um boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo." O batismo compara-se ao dilúvio dos dias de Noé. O dilúvio salvou a Noé da corrupção e da perversidade do velho mundo. O batismo nos salva da corrupção e do pecado de nossa velha vida. Uma vez que o texto afirma que o batismo nos salva, a questão é indiscutível.


Pergunta: " baptismo de desejo nao salva? "

Resposta: Uma pessoa em situação de ignorância invencível com respeito à Igreja Católica pode salvar-se se respeitar a lei natural, que Deus inscreveu no coração de todo homem.Essa obediência à lei de Deus colocada na natureza possibilita a salvação dessa pessoa. Se ela não pertence ao corpo visível da Igreja, ela pertence, porém, à alma da Igreja, por um desejo, pelo menos implícito, de receber o batismo. Ela tem o chamado "Batismo de desejo". veja aqui mais sobre esse assunto: http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=batismodedesejo&lang=

Pergunta : " O Que é a Lei Natural? "

Resposta:  Lei Natural, também conhecida por Lei Divina é a lei que trata de todas as coisas que amparam o crescimento espiritual do homem conduzindo-lhe à perfeição. Tal lei é imutável, pois todas as leis que Deus faz são perfeitas, infinitas e imutáveis. Tudo passa menos as palavras de Deus. Nossa percepção com relação às Leis de Deus e ao próprio Deus mudam, mas Deus e suas leis jamais mudarão.


Pergunta: "Queria refutar o que um protestante falou, como respondo a ele?
veja o que ele diz:
Onde está escrito na Bíblia que deveríamos prestar culto a Maria ou a qualquer outro santo?? Os próprios santos (Maria, João, Pedro etc.) adoravam e cultuavam só a Deus, oravam só a Ele e não usavam imagens e nem esculturas. Em fim...pesquisem sobre como era a igreja católica há séculos atrás. Não havia imagens, escultura, terço, missa pra morto, batismo de crianças etc. Essas heresias todas foram acrescentada aos poucos e aí vem a pergunta: Porque acrescentaram costumes anti-bíblicos na igreja?
Fico no aguardo"


Resposta: Sobre o culto a Maria ou santos: Vejamos que o próprio Anjo cultuou Maria e a chamou de Rainha quando anunciou que ela ia para ser mãe: " AVÉ cheia de graça" pois o termo "AVÉ" era apenas dedicado em VENERAÇÃO a reis ou rainhas. O culto que se presta a Maria ou aos santos não é um culto propriamente dito mas uma homenagem assim como hoje em dia se faz ás estatuas de reis ou presidentes ou pessoas que tenham sido importantes para a sociedade que seu comportamento ou ações o marcou na vida entre a sociedade assim como os santos. Depois talvez eles afirmem: " Mas eles adoram imagens, adoram esses santos e quando fazem as homenagens fazem procissões de velas acesas" - ora não adoramos imagens apenas veneramos que é prestar respeito por algo... Ninguém adora santos muito menos imagens. As procissões são Bíblicas e se quiser eu posso provar isso mas agora esse, não é o assunto aqui tratado. As imagens sempre existiram na Igreja... Basta visitar-mos as catacumbas dos primeiros séculos da Cristandade que estavam repletas de imagens. As imagens servem para termos uma ideia do mundo Espiritual e o poder-mos comtemplar mesmo em ato de Evangelização. o Terço é uma oração que nos ajuda a estar-mos mais próximos na comunhão com Deus.Não existe nenhuma passagem da Bíblia que proíba que as pessoas façam orações, desde que não fujam aos ensinamentos da Bíblia. Deus não é contra a repetição nas orações Mas quando ORAMOS que é bem diferente... Deus é contra a Verborragia, não á repetição de ORAÇÕES pois o próprio Jesus orou repetidamente ( Mt 26, 44 ) Agora, como surgiu o terço? O Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como "Saltério" dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria. a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem Maria apareceu a São Domingos Gusmão e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

Sobre a missa do sétimo dia ( ou a oração aos mortos ) é Bíblica! Veja aqui este post: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7YsG5nbSXUMD2gfNgzl9ce7qqd407LLTsVw34vZNtPmIkIzqXzaeBarM-yQ11pJ7_HEwEw73JpszeiHFN20OMmTiqGl77kIqcS9xuhGyKu6D0I8k-3v8ickyM8Y0rJnmpy7vzo-ZXSMs/s1600/Missa+do+s%C3%A9timo+dia.png

sobre o batismo de Crianças: Por tentação do demônio, Adão e Eva desobedeceram a Deus. No seu orgulho queriam ser iguais a Deus.

(E a mulher tirou da árvore o fruto e comeu e deu a seu marido que também comeu(Gn 2,6).

O pecado de Adão e Eva passou
para todos os homens?

Porque somos filhos de Adão e Eva, o pecado dos nossos primeiros pais passou para todos os homens. É o pecado original.

(Por um só homem o pecado entrou no mundo e nele os homens pecaram(Rm 5,12).

Todo homem que nasce tem esse pecado original?

Sim, todos os homens nascem com este pecado, que somente será apagado pelo batismo. Por isso todas as crianças devem ser batizadas.

(Quem não renascer por meio da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino dos céus(Jo 3,5).

Na profissão de Fé se renova o Batismo!

Pedro Costa

 
( Depois serão postadas mais perguntas e respostas )

2 comentários:

  1. Sou católico apostólico romano, batizado e crismado vou quase todos os domingos na missa, já fiz curso de servo na RCC, participei de alguns retiros para casais, tenho até vontade de fazer parte de alguma pastoral na minha comunidade, mas acho minha fé muito fraca, como posso ser exemplo, pois tenho duvidas quanto a Eucaristia, o santíssimo sacramento, verdadeiramente não consigo enxergar estes MISTERIOS como é falado na missa e nas adorações, tenho duvida, será que ali realmente esta o corpo e sangue de jesus, como assim estar ali, naquela hóstia me sinto um pecador por pensar assim, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Olha procura O Vídeo Do pe.Chrityan Shankar O Milagre Da Eucaristia

    ResponderExcluir